terça-feira, 16 de setembro de 2008

A ESCOLA E A TECNOLOGIA

Com o crescimento populacional, a globalização e o desenvolvimento do capitalismo no séc. xx, surgem as necessidades para o ser humano. A informática surge nesse contexto: superar a necessidade do ser humano de registrar e manipular dados em grandes quantidades com precisão e rapidez.

Com inúmeras justificativas, os computadores invadem as escolas, exigindo dos educadores um posicionamento quanto ao quê e como fazer para dispor dos recursos da informática a serviço da educação.

É necessário discutir, refletir e pesquisar, visando vencer o desafio proposto e explorar o melhor dessas máquinas.

A presença das máquinas nos mais diferentes locais de ação humana é uma realidade. Na indústria, no comércio, na medicina, no esporte, nos lares, os computadores assumem responsabilidades funcionais.

A informática é um dos ramos que mais evolui atualmente. O primeiro passo na atualização é o aprendizado. É preciso que se tenha um conhecimento mínimo do que é informática e do que ela é capaz de fazer.

O uso adequado de computadores na educação pode ter conseqüências importantes. O uso dos computadores está obrigando a repensar como se realiza a aquisição do conhecimento.

O computador é usado por professores e alunos como um instrumento capaz de realizar tarefas úteis.